segunda-feira, 16 de março de 2009

IVY LEE - PAI DAS RP


Hoje, segunda-feira estou muito feliz com uma realização pessoal minha. Entretanto, revelarei nas minhas posteriores postagens; nossa que redundância! Quero nesse texto fazer uma homenagem a o grande prepursor dos Relações públicas e assessoria de impressa; Ivy Lee.

Ivy Lee nasceu como filho de um padre na Geórgia (EUA) e começou a sua carreira no jornalismo depois da graduação na Princeton University, em 1898. Trabalhou cinco anos para o jornal WORLD na Wall Street até decidir-se a tomar um novo desafio para ajudar Seth Low na sua candidatura para a Prefeitura de Nova Iorque. Tornou-se assim membro do Democratic National Comittee.

Em 1904, começou a trabalhar na agência de publicidade de George Parker e a transformou em terceira maior agência do país. Durante de uma greve dos mineiros a agência George Baer & Associates pediu a ajuda de Ivy Lee para resolver o conflito. A solução para esta greve levou Ivy Lee a criar a sua frase inesquecível : The publics have to be informed. E para ganhar para ganhar a confiança das mídias elaborou e distribuiu a sua famosa Declarations of Principles aos editores dos jornais em 1906 :


Ivy Lee ganhou renome e reputação pública porque conseguiu sensibilizar os seus clientes para tomar os interesses públicos em consideração, adaptando os comportamentos corporativos às expectativas públicas, com o slogan
Good words have to be supported by good deeds.

Em 1914, Ivy Lee tornou-se Assessor de Relações Públicas do ilustre John D. Rockefeller e ganhou depois uma imagem excepcional durante seu trabalho para a Pennsylvania Railroad Company, quando procurou informar o público sempre a VERDADE, mesmo que isto fosse desvantajoso para esta empresa.

Infelizmente seus grandes êxitos não o fizeram infalível profissionalmente. E ainda existe o mito de que ajudou empresas alemães a fomentarem a ditadura d nacionalsocialismo. Por isso, termino sua biografia no momento mais escuro da sua vida.

ah... se alguém se interessar no assunto, leia esse livro que eu estou lendo: "Assessoria de Impressa e o relacionamento com a mídia"; da editora atlas.

Um comentário:

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....